O Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira é um projeto construído coletivamente com o propósito de possibilitar a ampliação e garantia do acesso aos meios de produção e formação cultural, fortemente associado aos processos educacionais formais e não-formais garantindo aos cidadãos do município de Irecê acesso livre ao universo tecnológico, à capacitação para a produção de bens culturais e fortalecimento da cidadania com participação. Por isso visa: produzir cultura e conhecimento, democratizar o acesso livre a internet, apresentar e explorar os diversos meios tecnológicos, inserir os jovens e membros da comunidade na cultura digital, disponibilizar recursos tecnológicos para produzir conhecimentos, proporcionar à população de Irecê, e demais vizinhos, um espaço público, aberto e livre para a apropriação e uso das tecnologias da informação e comunicação com a finalidade de potencializar o exercício da cidadania, a produção de sua cultura local e a conexão com outras realidades. Este relatório apresenta as ações realizadas desde a origem dos trabalhos no Ciberparque, em termos de organização do espaço e do nosso grupo, atividades de formação e relacionamento com outros grupos; as dificuldades enfrentadas e soluções produzidas ao longo desse processo; os objetivos que já foram realizados; as modificações que precisaram ser feitas em relação aos planos iniciais; as recussões do processo vivenciado na comunidade ireceense; os investimentos feitos como contrapartida; a divulgação do projeto na comunidade e fora dela; o diagnóstico sobre o cumprimento do objeto do nosso convênio com o MinC? ; os procedimentos usados para a aquisição de bens. Com esse relatório pretendemos prestar conta do trabalho realizado, atendendo em especial a solicitacão do Ministério da Cultura.
Mesmo sem ter um espaço físico já organizado, a Rádio Web Ciberpaque foi montada e entrou em funcionamento em novembro de 2005. Para isso foi realizado a aquisição de equipamentos, realização de oficinas com os fundadores da Radio Web FACED ministrada por Moises Gwannael. A montagem propriamente dita da rádio foi montada em espaço provisório cedido pela Prefeitura e administração do curso de graduação para professores da UFBA em Irecê. Foram beneficiados um total de 30 participantes nessa oficina, alguns deles permaneceram como volutários da rádio, outros elaboraram projetos de implantação de rádios webs em outros locais.
O Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira, participou de uma das Ações do Ministério da Cultura (MINc) e o Ministério do Trabalho (MTE) que articulou aos pontos de cultura uma parceira com um auxilio financeiro de R$150,00 para a formação dirigida aos jovens ao longo de 6 meses de trabalho, procurando incitar nos jovens o interesse em investir, futuramente, numa profissão relacionada à cultura com orientação voltada para a inserção no mundo digital, com a criação de uma comunidade virtual, a produção de materiais multimidiáticos, com base no uso de Software livre, e desenvolver algumas ações previstas pelo Ciberparque. Desta forma, foi necessário criação de um cadastro aberto aos jovens entre 16 a 24 anos, na Cidade de Irecê e Região. Foram cadastrados mais de 500 jovens segundo os critérios estabelecidos pelo MINc, um destes critérios foi a renda familiar que deveria ser menor ou igual a meio salário mínimo, um outro critério era contemplar uma pessoa por família Houve uma mobilização geral dos jovens, porém, dos 500 jovens cadastrados, apenas 50 foram selecionados, sendo contemplados 26 no turno matutino e 25 no turno vespertino, com recebimento de bolsas cumprindo uma carga horária de 20 horas semanais. Além das bolsas e dos cursos, os jovens tiveram uma orientação voltada para o exercício da cidadania. Para tanto, a formação dos agentes de cultura viva pretende fortalecer o uso da rede Internet, para além dos recursos de pesquisa e consumo de informações que possibilita. O eixo principal nesta formação é desenvolver m nova maneira de compreender e interagir na rede, visando a autoria e a autonomia dos jovens envolvidos.
Após a construção do espaço físico e infra-estrutura para transmissão de dados, objeto da contrapartida, assumida em conjunto com a Prefeitura Municipal de Irecê, foram realizadas as ações de aquisição de: mobiliário, montagem de bancadas, aquisição e instalação de equipamentos de informática e climatização do espaço com recursos do projeto oriundo do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira.
Após a montagem do espaço físico, foi organizado um evento de inauguração em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Facudade de Educação UFBA/IRECÊ com ampla divulgação no município e microrregião. O evento ocorreu no dia 24 de março de 2006,com a presença de representantes do poder público municipal (Prefeito, Vereadores e secretários) e da Universidade Federal da Bahia, com a presença ilustre do Magnífico reitorNaomar e de Nelson de Luca Pretto Diretor da Faculdade de Educação e também com a presenaça de algumas autoridades locais.
Entre março de 2006 e novembro de 2006, após a organização do espaço físico e infra estrutura técnica, foram realizadas várias oficinas para formação da comunidade Ireceense para o uso criativo das tecnologias digitais. De modo geral, A idéia era estruturada numa proposta, os recursos necessários eram reunidos, a divulgação da ação ocorria em escolas, e nas rádios locais, os interessados eram identificados, inscritos e certificados após a realização da atividade. O material de consumo utilizado nesse processo foi adquirido pelo Ciberparque ou doado pela Secretaria Municipal de Educação de irecê. Os instrutores para as oficinas foram remunerados através do Ponto de Cultura. Os trabalhos foram realizados com a participação de monitores(Orientadores e Agentes de Cultura). Desse modo foram realizada as seguintes atividades:
Houve a participação de 30 pessoas de diversas cidades da Micro-região de Irecê, ampliando o raio de ação do Ciberparque.
Foi ministrada pelos fundadores da Rádio web FACED, da UFBA, estudantes de Ciência da Computação, Comunicação e Educação dessa universidade.
Os participantes aprenderam a implantar uma rádio web, utilizando softwares livres.
Aprenderam a baixar os pacotes para a instalacao da radio (Darkice,Qjackctl e Xmms) via Comandos no terminal com a distribuicao livre Debian/Gnu/Linux. Aprenderam a usar o Gimp e Inkscape, para edição de gráficos.
Aprenderam a criar, produzir, formatar e distribuir programas de radio através da internet.
A partir dessa oficina os participantes atuaram junto ao Ciberparque como voluntários, especialmente no desenvolvimento de embalagens para Cds, Logotipos dos Programas da Rádio Web que foi criada e do Ponto de Cultura como um todo.
Na primeira fase de realizacao essa oficina teve a participacao de 90 pessoas. Na segunda fase foram formados mais 100 participantes. Pariciparam pessoas de todas as idades e gênero.
Os participantes aprenderam sobre hardware e software e as funções básicas do computador.
Aprenderam a diferenciar software livre de software proprietário, discutiram a importância do SL para o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico no nosso país e na nossa cidade.
Refletiram sobre a sociedade e as tecnologias da informação e comunicação.
Produziram informação, buscaram, analisaram os diferentes pontos de vista oriundos das diversas fontes de informacao acessada.
Formaram opinião sobre os assuntos que afetam o seu dia-a-dia. Conheceram a história, origem e usos ja experimentos da Internet.
Criaram seus e-mails pessoais e constituiram comunidades virtuais, inaugurando novos espacos para outras aprendizagens.
Exploraram ferramentas de comunicação, como Chats, blogs, Lista de discussão, Orkut, entre outros etc);
Essas oficinas foram ministradas por quatro professores da rede municipal, que atuam no Ponto de Cultura. Dois novos instrutores foram selecionados entre os Agentes de Cultura e Voluntarios, atendendo a perspectiva de multiplicação de conhecimentos que fez parte da formacao inicial deles no Ponto.
A partir dessas oficinas os participantes mantiveram a sua inserção na comudidade Virtual de Aprendizagens (Internet), inclusive fomentando a produção e troca de informações entre eles, e novos participantes de oficinas do Ponto. Com isso, a cada dia se fortalece a integração dessas pessoas em rede e fora da rede nos momentos de estudos de Tutoriais e trocas de conhecimentos, com base no uso da internet.
Conhecer e aprimorar os conhecimentos da tecnologia digital mostrando aos alunos técnicas simples e avançadas para a produção de imagens como uma linguagem criativa e pessoal do aprendizado dos fundamentos da fotografia e do equipamento fotográfico, com os objetivos de: Iniciar um trabalho utilizando uma linguagem de arte e técnica, para desenvolver trabalhos de criatividade e aprimoramento da percepção visual específica, com a utilização da fotografia como suporte de idéias e produções gráficos-visuais. * desmistificar o culto à tecnologia e destacar a questão da fotografia como cultura; * aprimorar técnica do processamento fotográfico preto e branco; Conteúdos a serem abordados na Oficina:
Ementa: apresentar e praticar conceitos de “olhar” (imagem mental, visual e textual, textos e imagens sensoriais) na busca de reelaborar a prática do olhar através de conversas sobre a imagem. Seja ela a imagem visual trabalhada na Oficina de Fotografia, imagem mental ou textual, este princípio propõe a imagem no âmbito da sensorialidade.
o Ponto de Cultura convidou 3 instrutores bem conceituados na área, para trabalhar a arte teatral, envolvendo a capacidade criativa do uso das performances e hermeneuticas de cada participante , tomando como ponto de partida a Peça Cidadão de Papel. Utilizando essa linguagem, os jovens atendidos pelo Ciberparque foram estimulados a desenvolverem sua capacidade critica/reflexiva sobre seus direitos e deveres coomo cidadãos, levando-os a uma participação ativa na tomada de decisões visando um bem comum à todos.
A oficina de cohecimentos livres aconteuceu em Irecê-Ba, no nosso ponto de cultura, no dia 26,27 e 28 de junho de 2006, com a prensença da equipe do Cultura Digital Regional do Nordeste do Ministério da Cultuta (MINc), e com a participação do Ponto de Cultura e Fundação CulturArte? de São Gabriel-Ba
Ao longo de 2006 a equipe do Ciberparque esteve presente em eventos relevantes para o enriquecimento de seu trabalho, bem como para a disseminação do que vem sendo feito para um público maior. Isso inclui os seguintes eventos
Após a participação e capacitação nesses eventos, o Ciberparque Anísio Teixeira multiplicou seus conhecimentos com outros Pontos de Cultura, seja na consultoria técnica para a aquisição de equipamentos, na prestação de assistencia técnica na instalação, configuração e manutenção de equipamentos de áudio e vídeo, instalação e difusão de softwares livres.
Produção de Cds Produção de Dvd Gravações de Vinhetas e programas para o Selo Unicef Produção de Slides Produção gráfica (marca páginas, adesivos, carteirinhas para uso no Tabuleiro Digital
Dificuldade : Atraso na organização do espaço físico devido ao atraso do repasse da primeira parcela do convênio com o Minc. Esse repasse foi efetivado apenas em outubro de 2005. Em 2006 não foi efetivado o repasse das parcelas 3 e 4, apesar do previsto no cronograma de desembolso. solução: realização de oficinas em espaços e com equipamentos cedidos pela Prefeitura. Montagem da radio web em espaço provisório, também cedido pela prefeitura, reorganização do Plano de Trabalho em função das ações mais indispensáveis.
dificuldade 2: cadastramento e pagamento dos agentes de cultura solução: contatos contínuos com a coordenação dessa ação, realização das atividades pedagógicas com os agentes, tendo o apoio da Prefeitura e compreensão e tolerância dos agentes.
dificuldade 3: atraso no recebimento do kit tecnológico solução: aquisição de máquinas e equipamentos através do recurso disponível no Projeto, para que fosse possível dar início às atividades de formação e de produção multimidia.
Semana de Software livre em Lauro de Freitas...
pegar do projeto....
O trabalho realizado pelo ciberpaquer rapidamente se transformou em uma referência local de uso democrático, público, gratuito e criativo das tecnologias digitais, mobilizando a cultura e os seus agentes a reescrever suas histórias a partir da presença das TIC como elemento estruturante de novas relações sociais.
transmissão de músicas de artistas loais através da radio web...
Parcerias com ...para realizar ... ...
Formação de xxx membros da comunidade em conhecimentos como software livre, internet, fotografia, produção gráfica, produçào audio digital...
integração de atividades ao curso de graduação de professores da educação básica
realização de trabalhos junto a escolas
integraçao com musicos, pessoal das radios... para realizar....
Contribuição com Selo unicef
O compromisso com a contrapartida foi estabelecido conforme as exigências do convênio. Isso correspondeu ao valor total de R$ 115.720,00. Na prática o investimento realizado foi além desse mínimo estabelecido, o que se concretizou a partir das ações de organização do espaço físico, direcionamento de recursos humanos, universalização de acesso a internet e contratação de serviços, conforme descrito abaixo.
construção de espaço para abrigar os laboratórios de produção multimidia. Um espaço com ... m2, dividido em ...salas, com uma delas ambientada para estúdio de radio
nomeação de 02 funcionários públicos, lotados na secretaria de educação, cargo de professores da educação básica, com carga horária de 40h dedicadas ao trabalho administrativo-pedagógico do Ciberparque nomeação de 02 funcionários públicos, lotados na secretaria de educação, cargo de professores da educação básica, com carga horária de 20h dedicadas ao trabalho administrativo-pedagógico do Ciberparque nomeação de 01 funcionário público, lotado na secretaria de educação, cargo de técnido adminitrativo, com carga horária de 40h dedicadas ao trabalho de atendimento ao público do Ciberparque envolvimento de professores da UFBA nas etapas de concepção, implantação e coordenação dos trabalhos. universalização do acesso a internet
Espaço com terminais públicos de acesso gratuito a internet, uma área com 100 m2, com 6 ilhas e 6 computadores cada, com uso de software livre, com funcionamento de segunda a sábado de 8:00 às 22:00, com navegação livre. contratação de serviços de internet, telefonia e energia O serviço de conexão a internet foi contratado a partir de provedor de acesso local privado. O sistema é o de conexão via rádio, com links de 1Mb e 512Mb... hospedagem de página na internet O sítio do projeto está hospedado em espaço virtual disponibilizado em conjunto com a UFBA. Para isso foi usado o softaware de escrita colaborativa, o TWIKI.
placas na fachada do prédio, com logomarca do Ministério Folder do Ciberparque CAPA e CONTRA-CAPA dos materiais didáticos produzidos pelo Ciberparque Página Web do Projeto - www.ciberparque.faced.ufba.br Cartaz de divulgação do evento de inauguração Divulgação nas radios locais a cada evento realizado pelo Ciberparque
O repasse das primeiras parcelas do recurso foi feito em... A contrapartida foi efetivada antes mesmo desse repasse, em alguns dos itens. é o caso da implantação do espaço físico e instaação do espaço para universalização da internet. Ao longo de toda a execução há investimento em despesas de consumo de internet, energia e telefone que são assumidas pela contrapartida.
Tendo em vista que os recursos foram apenas parcialmente repassados, o objeto foi igualmente cumprido de modo parcial.
As contratações realizadas pelo Ciberparque obedeceram aos critérios de isonomia e proposta mais vantajosa para a otimização dos recursos do Projeto. Todas foram antecedidas de procedimentos análogos à licitação, de modo sistemático e isento, mesmo realizando compras/serviços abaixo de R$ 8.000,00. Para além dos procedimentos sistemáticos adotados, ocorram situações de existência de apenas um fornecedor, da contratação de artista e da singularidade do objeto de compra....Isso garantiu que o dinheiro público gerido pelo Projeto fosse empregado conforme os interesses públicos assumidos nessa proposta. Portando de modo geral foi seguido o seguinte procedimento...levantamento, análise do preço ofertado, compra/contrataçao....
Montagem da radio web 1
Seleção e formação dos agentes de cultura 2
Organização do espaço físico 2
Inauguração e divulgação 2
Desenvolvimento de oficinas 2
Participação em eventos 2
Realização de eventos 3
2 - DIFICULDADES E SOLUÇÕES ADOTADAS 3
3 - OBJETIVOS ESTABELECIDOS E ALCANÇADOS 3
4 - ALTERAÇõES? E JUSTIFICATIVAS 3
5 - REPERCUSSãO? NA COMUNIDADE, PÚBLICO ATINGIDO, ABRANGENCIA CULTURAL 4
6 - APLICAÇÃO DA CONTRAPARTIDA 4
Construção de espaço físico 4
Contratação de recursos humanos 4
universalização do acesso a internet 5
contratação de serviços de internet, telefonia e energia 5
hospedagem de página na internet 5
7 - DIVULGAÇÃO DO PROJETO NOS MEIOS DE COMUNICAçãO? E COMO FOI EFETIVADO O CRÉDITO AO MINISTÉRIO DA CULTURA 5
8 - CITAR O RECURSO RECEBIDO, A CONTRAPARTIDA E INFORMAR SE O OBJETO FOI TOTALMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CUMPRIDO 5
9 - INDICAR AS MEDIDAS ADOTADAS RELATIVAMENTE AOS PROCEDIMENTOS ANÁLOGOS À LICITAÇÃO 6
-- AlessandraPicanco - 15 Dec 2006